Imunidade

Neutrófilos

Fonte da imagem

Os neutrófilos e macrófagos possuem uma atividade microbicida podendo gerar uma explosão respiratória com a formação de espécies reativas de oxigênio (EROS) que atuam quando o organismo invasor não é totalmente digerido pelas enzimas proteolíticas e lipolíticas. São normalmente desencadeadas pela ativação de ligantes que se unem aos receptores transmembrânicos. O oxigênio capturado pelas células fagocíticas é transformado em radical superóxido O2- e em seguida em peróxido de hidrogênio, sendo finalmente convertido no radical hidroxila OH-; este por sua vez possui ação oxidativa contra o agente invasor. Eles possuem em seu citosol um conjunto de enzimas antioxidante protetoras: superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase.

Os linfócitos e macrófagos agem em conjunto para responder rapidamente na eliminação de antígeno estranhos, regulando a resposta após a eliminação do invasor.


Células Natural Killer (NK)

Fonte da imagem

Células Natural Killer (NK) são células caracterizadas pela citotoxicidade e degranulação. Formam poros na membrana da célula alvo (perforinas) através de um sistema cálcio dependente. Sua ação resume-se em “assassinar” os microorganismos invasores.

 

 

Parte 2 de 3