Do grego pro (antes) karyon (núcleo), são organismos que não apresentam núcleo nas células. Apenas o reino monera (bactérias e algas azuis) é classificado como procarionte. A principal característica que os difere dos eucariontes é a ausência do envoltório nuclear.
A importância de se saber a diferença entre um organismo eucarionte e um procarionte deve-se ao fato de que, em biologia molecular, trabalhamos com o material genético de um organismo, isto é, seu DNA e a proteína que será expressa por um determinado gene. Logo, a diferenciação entre esses dois organismos é fundamental para este trabalho, já que eles apresentam como maior
diferença o compartimento que pode ou não isolar o componente genético e diferir o processo de expressão gênica.
Já que nosso interesse são as análises clínicas, iremos focar nossa observação nas bactérias. Esses microrganismos unicelulares apresentam estrutura simples. São classificados como Gram-positivos ou Gram-negativos, de acordo com a parede celular. Bactérias Gram-positivas apresentam parede celular mais espessa, porém mais simples. Bactérias Gram-negativas apresentam parede celular menos espessa, mas têm uma membrana externa que a recobre, tornando sua estrutura mais complexa (figura 1).
Figura 1 - Fonte
Esses microrganismos apresentam uma membrana plasmática de estrutura lipoproteica e um protoplasma onde encontramos ribossomos, RNA e um DNA único circular, não apresentando envoltório nuclear. Além desse DNA, algumas bactérias apresentam uma DNA circular pequeno denominado plasmídio.