Teoria do Conhecimento - Parte 4 de 5

O conhecimento científico é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências. É um processo racional, metódico, sistemático, crítico, rigoroso, verificável, objetivo e relativos a objetos de uma mesma natureza. Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas, válidas para todos os casos de mesma espécie que venham a ocorrer nas mesmas condições.

Assim sendo o conhecimento científico é real, factual (lida com ocorrências e com fatos), sistemático (ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos), verificável (as hipóteses que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência; suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experimentação e não pela razão), falível (não é definitivo, absoluto ou final) e aproximadamente exato (novas proposições ou hipóteses podem ser desenvolvidas e reformular o que era conhecido).

 Nessa busca sempre mais rigorosa, a ciência pretende aproximar-se da verdade por intermédio de métodos que proporcionem maior domínio sobre o objeto. Por ser dinâmica, a ciência busca renovar-se e se reavaliar continuadamente. A única certeza é que todo conhecimento científico é precário e pode ser reformulado, como também reinterpretado a qualquer tempo.

Segundo Da Costa (1999), o conhecimento científico é definido como crença verdadeira e justificada (figura 1). A presença de um componente de crença por si só já denota a incorporação de um momento subjetivo ao conhecimento científico. Da mesma forma, a referência à verdade no enunciado suscita naturalmente uma questão sobre a objetividade da verdade.

Figura 1: O conhecimento científico como um conjunto de crenças verdadeiras e justificadas

O Quadro 1 resume os níveis do conhecimento e suas formas de abordagens para se chegar a verdade de forma mais próxima possível.

O conceito clássico de verdade é o de verdade por correspondência, ou seja, de confrontação de uma hipótese com um fato. No entanto, o reconhecimento do fato é parte de um sistema cognitivo, que, por sua vez, envolverá crenças e premissas. A justificação de uma crença verdadeira, com vistas à consolidação do conhecimento científico, padecerá das mesmas restrições de estrutura lógica que pressupõe premissas e princípios. As justificativas para geração do conhecimento científico referem-se aos instrumentos e ferramentas que fazem parte dos métodos de pesquisa e métodos científicos. Justificar crenças é uma exigência do pensamento científico. A posição correta é: cremos porque sabemos (e podemos justificar), e não, sabemos porque simplesmente acreditamos.  

Vídeo sobre introdução ao conhecimento científico:

Quadro 1: Níveis de conhecimento e formas de abordagens.