Modelos compartimentais em farmacocinética

Conforme mostrado acima, após a administração do fármaco, este se distribui rapidamente por todo sistema e, em seguida é eliminado do organismo. No segundo caso, os tecidos mais vascularizados recebem mais rapidamente maior concentração do fármaco (Silva, 2002).

Na figura acima, observa-se que o fármaco é distribuído através do sangue para os vários tecidos do organismo (1). A distribuição pode ser restrita ao compartimento extracelular, que considera o compartimento intersticial junto com o volume plasmático (2), ou pode ser estendida para o compartimento intracelular (3). Alguns fármacos podem ligar-se fortemente a estruturas teciduais de tal forma que sua concentração plasmática caia significativamente mesmo antes que sua eliminação tenha começado (4).

Ao se avaliar uma curva concentração plasmática em função do tempo de um fármaco pertencente a um sistema monocompartimental, nota-se que após atingir a concentração plasmática máxima, ocorre uma queda contínua deste, a qual representa o processo de distribuição e eliminação, isto pode ser observado no gráfico abaixo.

Conforme observado acima, no sistema bicompartimental observa-se uma curva bi-fásica onde a primeira inclinação de caida, representa a primeira fase (distribuição) e a segunda fase dacurva representa o sistema de depuração.

6