Iniciação

Como já dissemos, no grupo de processos de Iniciação o gerente de projetos tem dois processos a serem realizados, a saber:

  • Identificar as partes interessadas (Gerenciamento de Comunicações)
  • Desenvolver o TAP ou o Project Charter (Gerenciamento de Integração)

Este gerente iniciou o levantamento dos principais stakeholders envolvidos no projeto e gerou um documento formal com as informações dos mesmos, conforme o modelo do documento mostrado na figura 36.

Figura 36: Matriz de análise das partes interessadas.
Fonte:  http://projetoseti.com.br/gestao/gerencia-de-projetos-pmp/criacao-do-plano-de-comunicacao-parte-1-identificacao-de-partes-interessadas-stakeholders/

Em paralelo, nosso gerente de projetos iniciou uma série de levantamentos, reuniões e conclusões com o intuito de levantar as principais informações sobre o projeto, como objetivos, prazo, custo, entre outras.

O resultado desse trabalho inicial é um dos mais importantes documentos gerados no desenvolvimento do projeto e que resume todas as principais informações sobre o projeto.

Esse documento é o Termo de Abertura do Projeto (TAP) ou Project Charter que formaliza o início do projeto, cujo modelo encontra-se ilustrado na figura 37.