O elemento de uma marca que não é feito de palavras, mas frequentemente é um símbolo ou desenho, é denominado sinal ou símbolo de marca, podendo ainda ser chamado de logotipo. Um exemplo é a asa estilizada que representa a marca Nike, exibida nas camisas de esportistas de equipes patrocinadas pela marca em todos os níveis, de esportes amadores até o futebol profissional. Na fig. 3, temos a representação dessa marca e a descrição do seu significado.
Em nosso país, bem como em diversas partes do mundo, o termo "marca registrada" serve como indicação de que a marca foi juridicamente registrada e está protegida por lei, sendo proibida a sua reprodução ou o seu uso por terceiros. Normalmente, as marcas adotam um R maiúsculo inserido em um círculo para representar que a marca está protegida por registro (fig. 4).
No Brasil, o registro de uma marca é feito pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O órgão possui abrangência nacional e assegura a proteção da marca de maneira que outras empresas não possam utilizá-la parcial ou integralmente por dez anos. O titular deve mantê-la em uso e prorrogá-la de dez em dez anos.