CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE MARCA

O elemento de uma marca que não é feito de palavras, mas frequentemente é um símbolo ou desenho, é denominado sinal ou símbolo de marca, podendo ainda ser chamado de logotipo. Um exemplo é a asa estilizada que representa a marca Nike, exibida nas camisas de esportistas de equipes patrocinadas pela marca em todos os níveis, de esportes amadores até o futebol profissional. Na fig. 3, temos a representação dessa marca e a descrição do seu significado.

Fig. 3: Marca Nike. "(1). A curva representa uma asa da deusa da vitória na mitologia grega, Nike – daí o nome da marca. (2). O símbolo intencionalmente lembra o sinal de 'ok', 'checado'. (3). Rubrica: regionalismo - em países de língua inglesa, o logo é chamado de swoosh. A palavra, inspirada pelo desenho, descreve o barulho feito por um jato súbito de gás ou líquido, ou o deslizar de um objeto. ETIMOLOGIA: Em 1971, o corredor Phil Knight e seu treinador, Bill Bowerman, procuraram Carolyn Davidson, uma designer iniciante. Eles queriam criar uma marca para uma linha de tênis de corrida que iriam lançar. Knight não amou o resultado, e Carolyn recebeu o pagamento módico de U$ 35 – hoje a Nike tem

 

uma receita anual de U$ 18 bilhões. Em 1983, a designer recebeu um anel de diamante com o swoosh e ações da empresa".Fonte.

Em nosso país, bem como em diversas partes do mundo, o termo "marca registrada" serve como indicação de que a marca foi juridicamente registrada e está protegida por lei, sendo proibida a sua reprodução ou o seu uso por terceiros. Normalmente, as marcas adotam um R maiúsculo inserido em um círculo para representar que a marca está protegida por registro (fig. 4).

Fig. 4. Marca Lacoste, identificando o símbolo de marca registrada. Fontes: blancnotes e logovia.

No Brasil, o registro de uma marca é feito pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O órgão possui abrangência nacional e assegura a proteção da marca de maneira que outras empresas não possam utilizá-la parcial ou integralmente por dez anos. O titular deve mantê-la em uso e prorrogá-la de dez em dez anos.

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