Aprenda a escrever: curso de escrita criativa
7. Sintaxe
Grandes escritores sabem ouvir, antes de tudo. Ouvem do rádio ao telejornal, ouvem conversas na feira, ouvem o outro, sem julgamentos de valores. Gosto de citar nesta aula a viagem de Guimarães Rosa ao sertão mineiro. Você sabia que, para escrever Grande sertão: veredas, ele fez uma única viagem ao sertão de Minas Gerais? Foi com caderninho e anotava absolutamente tudo do que ouvia. Perguntava aos boiadeiros que acompanhou como se chamada determinado pássaro ou qual o som do canto de outra ave, anotava onomatopeias, palavras ditas naquele lugar etc. Essa era a obsessão do autor.

Dessa forma, ele fez uma obra-prima, o maior livro da literatura brasileira. É um livro que todo autor tem que ler. É uma bíblia para se aprender a escrever. Está tudo lá.

Escrever é 90% ouvir. Ouvimos o mundo ao nosso redor com tanta intensidade que somos tomados por ele; então, quando escrevemos, ele jorra de nós.



Se você for capaz de capturar a realidade lá fora, seu texto não precisará de mais nada. Não se trata apenas de escutar o interlocutor do outro lado da mesa, mas sim de ouvir, ao mesmo tempo, o som do ar, da cadeira, da porta. E ir além da porta. Absorva a voz das estações do ano, a voz das cores entrando pela janela. Ouça o passado, o futuro e o presente no lugar onde você está. Expresse isso com o seu corpo todo, não somente com os ouvidos. Ouça com as mãos, com o rosto, ouça como nunca. Audição é receptividade.
Preste atenção a todos os sons, vozes, barulhos etc. quando acabar esta aula. Pense em autores de que você gosta e que você acredita serem bons ouvintes.

A partir de hoje, comece a sair de casa com os ouvidos bem atentos para ouvir trechos de histórias pelas ruas.

Pode ser no trem indo para o trabalho, no rádio, na TV, com a sua vizinha, uma narrativa que um morador de rua vem contar. Se alguma dessas histórias chamar muito sua atenção, investigue, pergunte. Caso não tenha a oportunidade de perguntar, tente inventar um desfecho para ela.

Saiba mais sobre Guimarães Rosa



O autor é considerado o mais importante dos escritores nacionais, devido à sua obra Grande sertão: veredas.

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe