Programa Indoor Cycling
1.1. Características do spinning/ciclismo indoor
O ato de andar de bicicleta tornou-se em torno do mundo uma forma de lazer, de transporte, de atividade física, de treinamento corporal, de esporte competitivo etc, sendo extremamente popular na Europa e nos Estados Unidos, e já revela sua força no Brasil desde os anos 2000 (FERREIRA, 2005).

Segudo Silva e Oliveira (2002, p. 8), o ciclismo indoor ou bike indoor

é uma prática do ciclismo em bicicletas estacionárias, realizado geralmente em academias de ginástica, com fins cardiovasculares. Esta atividade caracteriza-se pela descontração e possibilidade de combinar energias interiores (que estão diretamente relacionadas às reações frente aos estímulos externos), com energias exteriores (estímulos provindos da motivação do professor, recursos audiovisuais, entre outros).
No programa RPM (patenteado por LesMills International Ltda.) a modalidade do ciclismo indoor caracteriza-se como um tipo de atividade física, que pode ser utilizada como lazer ou para aquisição de condicionamento físico, na qual o indivíduo realiza pedalada em bibicletas estáticas específicas utilizadas em centros de fitness. É um exercício corporal de média a alta intensidade, mantendo a frequência cadíaca do praticante em 66% a 90% da FC (frequência cardíaca) (VIEIRA et al., 2014).

Por intermédio de longas conversas com amigos envolvidos com o ciclismo indoor e treinadores da modalidade no Brasil, segue a história da origem da modalidade e a sua linha do tempo.